As Côtes-d'Auvergne são uma denominação de origem controlada (AOC) localizada na região vitivinícola do Vale do Loire, em França. Esta denominação, reconhecida pelos seus vinhos tintos, brancos e rosés, estende-se por aproximadamente 350 hectares de vinhas, distribuídas principalmente em solos vulcânicos.
Os vinhos tintos das Côtes-d'Auvergne são elaborados principalmente a partir das castas Gamay e Pinot Noir, oferecendo aromas frutados de cereja, framboesa e notas especiadas. Os vinhos brancos, por sua vez, são produzidos essencialmente com Chardonnay e Trésallier, oferecendo sabores delicados com aromas florais e de frutas de polpa branca. Os rosés, muitas vezes feitos a partir do Gamay, distinguem-se pela sua frescura e frutas exuberantes.
Estes vinhos beneficiam de um clima continental com influências vulcânicas que proporcionam mineralidade e complexidade. Graças à sua versatilidade e qualidade, as Côtes-d'Auvergne são altamente valorizadas para coleções de adega. Os amantes de vinho encontram nestas garrafas escolhas excelentes, quer se trate de acrescentar às suas coleções ou de melhorar a gestão da sua adega através de software especializado.
Palavras-chave: Denominação de origem controlada, coleção de adega, gestão de adega, Vale do Loire, vinho francês.