Ficha de Vinho

Drapeau Portugal
Vinhos Espumantes Blanc brut Alvarinho Soalheiro Non millésimé Portugal Portugal Vinho Verde DOC
Portugal - Vinho Verde
Soalheiro
Alvarinho

Informação

Embalagem Magnum (1,5l)
Tipo Vinhos Espumantes
Subtipo Bruto
Cor Branco
Ano Não Sazonado
País Portugal
Tipo de Denominação DOC
Região Portugal
Denominação Vinho Verde
Quinta Soalheiro
Cuvée Alvarinho
Fase atual
Juventude

Preço de Mercado

*Os valores aqui exibidos são estimativas fornecidas pelos utilizadores da aplicação Viniou e não representam uma oferta de venda.*

Magnum (1,5l)
2026 53,00 €

A sua adega merece melhor do que o Excel!

──── 🍷 ────

  • 📦 Organize as suas garrafas sem esforço
  • 💰 Conheça o valor da sua adega em 1 clique
  • ⏳ Saboreie os seus vinhos no auge
  • 🍽️ Receba as harmonizações de comida e vinho adaptadas à sua adega
✅ Já 100 000+ apaixonados utilizam Viniou

🚀 Porque não você?

🚀 Experimente agora

⭐ Classificado 4,9/5 nas lojas

Opiniões Viniou

O Soalheiro Espumante Brut, apresentado em formato magnum, é um vinho branco efervescente, elaborado exclusivamente a partir da casta Alvarinho, a joia do terroir da região dos Vinhos Verdes. Este vinho espumante, sem indicação de colheita (non millésimé), reflete o caráter vibrante e refrescante típico do Alvarinho. O método clássico (champenoise) utilizado na produção imprime uma bolha fina e persistente, conferindo-lhe elegância e cremosidade. No nariz revela aromas cítricos e florais delicados, com subtis notas minerais e uma expressão límpida da uva. O paladar é fresco e vivo, com acidez marcada, final seco e muito equilibrado.

A região dos Vinhos Verdes, situada no noroeste de Portugal, é caracterizada por um clima atlântico, húmido e com chuvas abundantes, o que favorece o desenvolvimento de vinhos leves, com frescura pronunciada e teor alcoólico mais baixo. O solo predominantemente granítico contribui para a mineralidade e finesse dos vinhos locais. O Alvarinho, originário especialmente da sub-região de Monção e Melgaço, é considerado a mais nobre das castas brancas portuguesas, oferecendo vinhos intensos e aromáticos, com grande potencial de envelhecimento mesmo em espumante. A história da região remonta à época romana, mas foi no século XIX que os vinhos verdes ganharam reputação internacional, especialmente pela sua leveza e capacidade de acompanhar momentos de celebração.

Para harmonizar este espumante Alvarinho, sugiro pratos frescos e delicados. Combinaria maravilhosamente com mariscos, ostras, camarão grelhado, ou até mesmo sushi e sashimi. Pratos tradicionais da região, como o arroz de marisco ou filetes de polvo com salada fria, também são escolhas acertadas. Para uma experiência autêntica, pode acompanhar entradas leves e queijos de pasta mole pouco curados.

Recomendo servir o Soalheiro Espumante Brut entre 6 e 8°C, após refrescar a garrafa durante cerca de meia hora num balde de gelo. Aproveite para abrir a garrafa pouco antes de servir, para preservar o seu perlage e frescura. Num magnum, a evolução é mais lenta, pelo que pode desfrutar desta referência tanto jovem, pela sua energia, como com algum tempo de cave, para maior complexidade e cremosidade.

Gira a sua adega de Vinhos Espumantes como um profissional

Otimize a gestão da sua adega a Vinhos Espumantes com a Viniou!

Siga, organize e descubra os seus Vinhos Espumantes com toda a simplicidade.

Descarregue o Viniou agora e transforme a gestão da sua adega em uma experiência fluida e intuitiva!

Aplicação Viniou

Todas as informações que vê aqui sobre a garrafa Vinhos Espumantes Vinho Verde Soalheiro - Alvarinho podem ser adicionadas automaticamente para os seus próprios Vinhos Espumantes através de a aplicação Viniou inserindo simplesmente o nome do seu Vinhos Espumantes ou digitalizando o seu rótulo. Aproveite a nossa ferramenta de gestão de cave de vinhos para criar e organizar as suas fichas personalizadas de Vinhos Espumantes num piscar de olhos.

100 000
Utilizadores
4.9
Avaliação nas lojas
1744
Avaliações acumuladas