A denominação Languedoc (AOC), localizada na região de Languedoc em França, é renomada pela diversidade e qualidade dos seus vinhos. Esta vasta denominação, beneficiando de um clima mediterrâneo propício à viticultura, produz vinhos tintos, brancos e rosés que cativam os apreciadores em todo o mundo. Os solos variados, que vão desde calcário a xisto, contribuem para a riqueza aromática dos vinhos.
Os vinhos tintos, frequentemente elaborados a partir de castas como Grenache, Syrah e Mourvèdre, distinguem-se pela sua estrutura tânica, aromas de frutos vermelhos e negros, e notas de pimenta e ervas da Provença. Os brancos, produzidos nomeadamente com Grenache Blanc, Roussanne e Marsanne, oferecem perfis refrescantes com aromas de citrinos, flores brancas e por vezes notas minerais. Os rosés, maioritariamente provenientes de Cinsault e Grenache, encantam pela sua leveza e sabores frutados.
Para os apaixonados por vinho e os gestores de caves, a denominação Languedoc (AOC) é imprescindível. A utilização de uma aplicação de gestão de caves de vinho permite acompanhar a evolução das garrafas e garantir condições de conservação ótimas, maximizando assim o seu potencial de degustação.