Ficha de Vinho

Drapeau Portugal
Vinhos Rouge sec COLARES (RAMISCO) Château Château 2012 Portugal Lisboa IGP
Lisboa - Lisboa
Château Château
COLARES (RAMISCO)
2012

Informação

Embalagem Garrafa (75cl)
Tipo Vinhos
Cor Tinto
Ano 2012
País Portugal
Tipo de Denominação IGP
Região Lisboa
Denominação Lisboa
Quinta Château Château
Cuvée COLARES (RAMISCO)
Fase atual
Apogeu

A sua adega merece melhor do que o Excel!

──── 🍷 ────

  • 📦 Organize as suas garrafas sem esforço
  • 💰 Conheça o valor da sua adega em 1 clique
  • ⏳ Saboreie os seus vinhos no auge
  • 🍽️ Receba as harmonizações de comida e vinho adaptadas à sua adega
✅ Já 100 000+ apaixonados utilizam Viniou

🚀 Porque não você?

🚀 Experimente agora

⭐ Classificado 4,9/5 nas lojas

Fases de envelhecimento

Juventude
2012 - 2016
Maturidade
2017 - 2023
Apogeu
2024 - 2036
Declínio
2037 - 2051+

Opiniões Viniou

O Château Château 2012, cuvée Colares Ramisco, é um verdadeiro tesouro da região vitivinícola de Lisboa. Produzido a partir da casta Ramisco, típica de Colares, este vinho tinto seco revela todo o carácter desta uva rara e emblemática. O ano de 2012 trouxe condições desafiantes, mas propícias à maturação equilibrada, resultando num vinho de perfil clássico, marcado pela frescura, elevada acidez e taninos firmes, características amplificadas pela singularidade do terroir de Colares. O Ramisco, após uma vinificação tradicional, revela no copo cor rubi aberta, aromas subtis de frutos vermelhos silvestres, folha seca, notas iodadas e de especiarias, com uma estrutura delicada mas persistente na boca e um final mineral marcante.

A região de Lisboa, e em particular a sub-região de Colares, destaca-se pelo seu clima atlântico, fortemente influenciado pelos ventos e neblinas vindas do mar. Os solos arenosos, únicos na Europa, oferecem protecção natural à vinha contra a filoxera e obrigam as vinhas a um enraizamento profundo, limitando a produção, mas aumentando a complexidade dos vinhos. Colares é uma das regiões mais antigas de Portugal com Denominação de Origem, com uma história secular de resistência e tradição. Aqui, os vinhos transpiram salinidade e elegância, sendo verdadeiros patrimónios vivos do país.

Para harmonizar, o Ramisco de Colares pede pratos onde possa brilhar a sua acidez viva e taninos notórios. Experimente-o com caldeirada à portuguesa, peixe no forno ou pratos de caça leve, como perdiz estufada. Os queijos curados de ovelha, tão típicos da região, fazem também um par perfeito com a sua estrutura delicada e profundas nuances terrosas.

Para usufruir de todo o potencial deste vinho, recomenda-se servir entre 15 e 17°C, após uma breve decantação, permitindo-lhe respirar e abrir aromas. Este é um vinho que pode beneficiar de mais envelhecimento em cave, mas já se apresenta muito interessante agora, especialmente para apreciadores de vinhos singulares e históricos.

Outra colheita

Apogeu

Lisboa - 2012

Château Château - COLARES (RAMISCO)
Garrafa (75cl)

Gira a sua adega de Vinhos como um profissional

Otimize a gestão da sua adega a Vinhos com a Viniou!

Siga, organize e descubra os seus Vinhos com toda a simplicidade.

Descarregue o Viniou agora e transforme a gestão da sua adega em uma experiência fluida e intuitiva!

Aplicação Viniou

Todas as informações que vê aqui sobre a garrafa Vinhos Lisboa Château Château - COLARES (RAMISCO) - 2012 podem ser adicionadas automaticamente para os seus próprios Vinhos através de a aplicação Viniou inserindo simplesmente o nome do seu Vinhos ou digitalizando o seu rótulo. Aproveite a nossa ferramenta de gestão de cave de vinhos para criar e organizar as suas fichas personalizadas de Vinhos num piscar de olhos.

100 000
Utilizadores
4.9
Avaliação nas lojas
1475
Avaliações acumuladas