A Inglaterra é um ator emergente e promissor no mundo vitivinícola, beneficiando do estatuto de Indicação Geográfica Protegida (IGP) para os seus vinhos. Situada a uma latitude semelhante à da região de Champagne francesa, a Inglaterra dispõe de um clima fresco que favorece a produção de vinhos espumantes de alta qualidade. Estes vinhos são frequentemente elaborados a partir das castas tradicionais de Champagne, como Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier, oferecendo bolhas finas, uma bela acidez e aromas complexos de citrinos e brioche.
Além dos vinhos espumantes, a Inglaterra também produz vinhos tranquilos que estão a ganhar reconhecimento. Castas como Bacchus e Pinot Gris prosperam neste terroir único, criando vinhos brancos aromáticos, frescos e minerais.
Os solos de giz, semelhantes aos de Champagne, combinados com um saber-fazer cada vez mais refinado, permitem uma expressão autêntica do terroir inglês. Com uma produção em constante crescimento e uma qualidade que continua a melhorar, os vinhos da Inglaterra merecem a atenção dos amantes de vinho que procuram descobrir regiões vitivinícolas emergentes e enriquecer a sua cave com vinhos atípicos e surpreendentes.