Ficha de Vinho

Drapeau Portugal
Vinhos Rouge sec COLARES (RAMISCO) REAL COMPANHIA VINICOLA DO NORTE 1984 Portugal Lisboa IGP
Lisboa - Lisboa
REAL COMPANHIA VINICOLA DO NORTE
COLARES (RAMISCO)
1984

Informação

Embalagem Garrafa (75cl)
Tipo Vinhos
Cor Tinto
Ano 1984
País Portugal
Tipo de Denominação IGP
Região Lisboa
Denominação Lisboa
Quinta REAL COMPANHIA VINICOLA DO NORTE
Cuvée COLARES (RAMISCO)
Fase atual
Declínio

Preço de Mercado

*Os valores aqui exibidos são estimativas fornecidas pelos utilizadores da aplicação Viniou e não representam uma oferta de venda.*

Garrafa (75cl)
2025 35,00 €

A sua adega merece melhor do que o Excel!

──── 🍷 ────

  • 📦 Organize as suas garrafas sem esforço
  • 💰 Conheça o valor da sua adega em 1 clique
  • ⏳ Saboreie os seus vinhos no auge
  • 🍽️ Receba as harmonizações de comida e vinho adaptadas à sua adega
✅ Já 100 000+ apaixonados utilizam Viniou

🚀 Porque não você?

🚀 Experimente agora

⭐ Classificado 4,9/5 nas lojas

Fases de envelhecimento

Juventude
1984 - 1988
Maturidade
1989 - 1998
Apogeu
1999 - 2018
Declínio
2019 - 2033+

Opiniões Viniou

O vinho em questão é uma Cuvée Colares produzida pela Real Companhia Vinícola do Norte, colheita de 1984, elaborada maioritariamente a partir da casta Ramisco, sob a denominação IGP Lisboa. O Ramisco é uma casta autóctone da região de Colares, notória pelo seu carácter rústico, taninos proeminentes e extraordinária longevidade. Até mesmo após várias décadas, como neste 1984, pode revelar uma personalidade austera mas cheia de nuances, marcada por aromas terrosos, notas de couro, frutos vermelhos secos e uma mineralidade distinta, graças ao seu envelhecimento prolongado tanto em cave como em garrafa. A vinificação tradicional respeita a identidade da casta, resultando num perfil elegante, mas de estrutura firme, potencialmente com bela acidez equilibrante.

A região de Colares e, por extensão, a denominação Lisboa, beneficia de um microclima atlântico, com influência direta dos ventos e névoas marítimas do Atlântico, que trazem frescura, humidade e retardam a maturação, contribuindo para a acidez natural dos vinhos. Os solos arenosos únicos de Colares dificultam o desenvolvimento da filoxera e obrigam muitas vinhas a serem plantadas em pé-franco, algo raro em Portugal e no mundo vitivinícola. Historicamente, Colares é celebrada pelos seus vinhos longevos, de produção limitada, que refletem um património enológico ímpar, marcado por tradições seculares.

Para harmonizar este vinho de perfil sério e maturidade notável, privilegie pratos de sabores profundos e complexos, como um cabrito assado lentamente com ervas aromáticas, ensopado de borrego ou mesmo carnes de caça como javali. Os pratos tradicionais da região, como a caldeirada de peixe robusta ou um arroz de pato no forno, também criam sinergias inesperadas, especialmente se for apreciador de contrastes entre salinidade e taninos.

Recomendo decantá-lo cuidadosamente para oxigenar e destacar os seus aromas secundários e terciários. Sirva a uma temperatura de 16-18°C para valorizar toda a sua complexidade e elegância, permitindo uma degustação memorável deste raro testemunho dos grandes vinhos de Colares.

Gira a sua adega de Vinhos como um profissional

Otimize a gestão da sua adega a Vinhos com a Viniou!

Siga, organize e descubra os seus Vinhos com toda a simplicidade.

Descarregue o Viniou agora e transforme a gestão da sua adega em uma experiência fluida e intuitiva!

Aplicação Viniou

Todas as informações que vê aqui sobre a garrafa Vinhos Lisboa REAL COMPANHIA VINICOLA DO NORTE - COLARES (RAMISCO) - 1984 podem ser adicionadas automaticamente para os seus próprios Vinhos através de a aplicação Viniou inserindo simplesmente o nome do seu Vinhos ou digitalizando o seu rótulo. Aproveite a nossa ferramenta de gestão de cave de vinhos para criar e organizar as suas fichas personalizadas de Vinhos num piscar de olhos.

100 000
Utilizadores
4.9
Avaliação nas lojas
1475
Avaliações acumuladas