A denominação Samos, situada na região das Ilhas do Egeu na Grécia, é renomada pelos seus vinhos doces naturais elaborados a partir da casta Moscatel branco de bagos pequenos. Aninhada na ilha de Samos, esta região beneficia de um clima mediterrâneo ideal, assim como de solos xistosos e calcários que favorecem a maturação ótima das uvas. As vinhas em socalcos, situadas em encostas íngremes, permitem uma produção de vinho de alta qualidade.
Os vinhos de Samos distinguem-se pelos seus aromas intensos de frutas exóticas, mel e flores. No paladar, revelam uma complexidade harmoniosa entre doçura e frescura, com um longo final elegante. Perfeitos para acompanhar sobremesas, queijos azuis ou simplesmente ser apreciados sozinhos.
Para uma gestão ótima da sua adega, integrar vinhos de Samos pode diversificar a sua coleção de vinhos doces e surpreender os seus convidados com a riqueza dos seus perfis. Utilizar um software de gestão de adegas pode ajudar a monitorizar a evolução destes preciosos néctares, assegurar uma gestão cuidada do seu stock e organizar degustações memoráveis.
Palavras-chave: vinho doce, Moscatel, adega, gestão de adega, Ilhas do Egeu, Samos, Grécia.