### Madrid DO - Espanha
A região vinícola de Madrid, marcada pela sua Denominação de Origem (DO), revela a profundidade e a diversidade dos vinhos espanhóis. Madrid, mais conhecida pela sua vibrante capital, esconde em si vinhas de caráter, cultivadas em solos variados que vão das areias de Arganda às argilas de San Martín. Beneficiando de um clima continental, com verões quentes e invernos frios, esta região favorece uma maturação ótima das uvas, trazendo concentração e complexidade aos vinhos.
As castas dominantes são o Tempranillo, a Garnacha e o Albillo Real para os tintos; o Malvar e o Moscatel para os brancos. Os vinhos tintos, frequentemente robustos e frutados, são equilibrados por uma acidez viva, enquanto os brancos se destacam pela sua frescura e aromas florais. Este leque oferece uma riqueza a qualquer adega, permitindo aos apreciadores descobrir colheitas autênticas.
Para otimizar a gestão da sua adega, não se esqueça de anotar precisamente a origem e as características de cada garrafa. Utilizar um software de gestão de adega pode revelar-se indispensável para acompanhar a evolução dos seus preciosos néctares e ajustar as suas compras de acordo com as suas preferências crescentes.