A Madeleine Angevine é uma casta originária do Vale do Loire, em França, mas tem vindo a ganhar destaque em climas mais frescos, especialmente no Reino Unido e no Noroeste da Europa. Esta variedade distingue-se pelo seu perfil aromático delicado e refrescante, exibindo notas marcantes de flores brancas, maçã verde, toranja e leves toques de ervas frescas. No paladar, os vinhos de Madeleine Angevine apresentam geralmente uma acidez viva e equilibrada, corpo leve a médio e um final elegante, caracterizado pela mineralidade subtil.
As principais regiões de cultivo incluem, além do Loire, áreas costeiras do sudoeste de Inglaterra, Devon e Dorset, onde a casta prospera graças à influência atlântica e à frescura climática.
Os vinhos produzidos com Madeleine Angevine são, na sua maioria, vinhos brancos tranquilos, jovens, com rara passagem por madeira, favorecendo a expressão pura da fruta e da acidez. Por vezes, é utilizada em blends para adicionar frescura e aroma.
Para harmonização, recomenda-se este vinho com pratos de marisco, peixe grelhado, saladas frescas, sushi ou queijo de cabra, onde a sua leveza e frescura realçam os sabores do prato sem sobrepor a delicadeza dos ingredientes.