O Brancellao é uma casta tinta autóctone da região noroeste da Península Ibérica, especialmente valorizada na Galiza, mas também encontrada em algumas zonas do norte de Portugal, como o Minho. Esta variedade destaca-se pelo seu perfil aromático delicado e complexo, com notas predominantes de frutos vermelhos frescos, como morango e framboesa, aliados a nuances florais e subtis apontamentos de especiarias e ervas silvestres. No paladar, o Brancellao oferece uma acidez vibrante, taninos macios e um corpo elegante, proporcionando vinhos frescos, perfumados e de final persistente.
Os vinhos monovarietais de Brancellao ou os seus lotes, sobretudo, nas Denominações de Origem Controlada como Ribeiro e Ribeira Sacra, expressam tipicidade e autenticidade, sendo normalmente produzidos em estilos tintos frescos e leves, ainda que alguns produtores apostem em versões de guarda, potencializando a complexidade da casta.
Para harmonização, o Brancellao é uma excelente escolha para acompanhar pratos de carnes brancas grelhadas, pratos de caça leve, cogumelos salteados e queijos de pasta mole, bem como a gastronomia atlântica à base de peixe e mariscos, quando vinificado com leve extração.
Espanha
──── 🍷 ────
👉 Ou descubra a aplicação em detalhe
Viniou – a gestão da sua adega simplificada