O Pálava é um distinto e aromático casta branca originário da Morávia, na República Checa, resultante do cruzamento entre Gewürztraminer e Müller-Thurgau. O seu perfil aromático é marcado por notas intensas de frutas tropicais maduras, como manga e papaia, acompanhadas de delicadas nuances florais – em particular flor de laranjeira – e uma leve pincelada de especiarias doces. Na boca, revela uma textura suave, frescura equilibrada e uma agradável intensidade, com sabores frutados persistentes e uma acidez elegante que proporciona vivacidade e harmonia ao conjunto.
As principais regiões vitivinícolas onde o Pálava prospera são as regiões checas da Morávia do Sul, nomeadamente em Mikulov e Velké Pavlovice, onde o terroir calcário favorece a expressão plena das suas características.
Os estilos de vinho Pálava podem variar entre seco e semi-doce, sendo geralmente vinificados como varietais para realçar a sua pureza e expressão aromática. Em alguns casos, destaca-se em vinhos de colheita tardia, onde a doçura natural é equilibrada pela acidez fresca.
Para harmonização, o Pálava acompanha na perfeição pratos da cozinha asiática suave, carnes brancas grelhadas, mariscos delicados e queijos de massa mole, realçando especialmente sabores exóticos, graças à sua complexidade aromática.
República Checa
──── 🍷 ────
👉 Ou descubra a aplicação em detalhe
Viniou – a gestão da sua adega simplificada